Março chegou para reforçar o poder das mulheres

empoderamento feminino

Muito se fala, mas ainda é difícil chegar a uma definição sem polemizar a respeito do empoderamento feminino.

Por definição o Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Traduzindo, se refere a dar poder para mulheres e cada mulher assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade.

O assunto tão discutido em diferentes rodas de conversa, parece estar sendo fortalecido, mas pouco se vê na prática, na vida real. Mulheres ainda ganham menos que os homens; mulheres ainda sofrem pré-julgamentos a respeito da sua aparência e vestimentas; mulheres são minoria na classe política deste país; ainda cedem ao estilo patriarcal onde ser mãe solteira não é o ideal, solteira aos 40 anos vira “solteirona” de forma pejorativa, fica calada mediante agressões morais do marido, do pai, sem falar das agressões físicas escondidas por trás da maquiagem, entre outros exemplos já vividos por algumas de nós. E por mais que a culpa da opressão ao redor da mulher seja do patriarcado, as mulheres não saem imunes ao colocar outra mulher para baixo, pelo contrário, todas descem o mesmo degrau.

Não é fácil se desprender de crenças tão estabelecidas em nossas cabeças, mas se abrir ao assunto é um grande passo.

Quando todo mundo resolve se aliar, se juntam forças para que todos subam a sua escada e conquistem ferramentas para fazer o que quiserem, seja apoiar causas, seja abrir oportunidades, seja chamar atenção para injustiças. Significa que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter controle da própria vida, definir metas, adquirir habilidades e agir. Ao tomarmos o poder, nos tornamos nossas próprias ativistas – ao indagar sobre a cultura do estupro, ao atuar contra injustiças que afetam as mulheres, ao parar de classificar a mulher pela roupa ou status de relacionamento. Empoderadas, protegem umas às outras.

 

Texto apoio: http://nossacausa.com/por-que-o-empoderamento-feminino-e-importante/

Fonte imagem: http://bigthink.com/videos/empowering-women-doesnt-mean-disempowering-men-with-landesastim-hanstad