12 Curiosidades sobre Aromas

aromas-para-levantar-o-astral-da-casa-159194202

Um bom perfume, uma roupa com cheirinho gostoso, um ambiente perfumado: todos somos fanáticos por aromas. Aroeira reuniu algumas curiosidades para dividir com você sobre esse universo cheiroso e infinito:

  1. Mulheres percebem melhor os cheiros do que os homens: as mulheres têm um olfato mais apurado, que permite que identifiquem mais facilmente uma variação de aromas, como o cheiro de algo estragado na geladeira.
  2. Aromas despertam memórias antigas: um cheirinho de terra molhada lhe faz lembrar de brincadeiras na casa da avó? Isso acontece porque os aromas despertam memórias mais antigas, algumas concentradas na primeira década de vida. É diferente da memória visual, que armazena informações mais recentes.
  3. Cheiros bons lhe deixam feliz: cheirar algo que você adora desperta no seu cérebro a sensação de que você está curtindo um momento bom.
  4. Todo mundo sente aromas de um jeito diferente: nem todos conseguem sentir um aroma. Já aconteceu de sentir um cheiro ruim e uma amiga não perceber? Isso acontece porque algumas pessoas tem “pontos cegos” para aromas e sentem mais uns do que outros.
  5. Há menos aromas do que você imagina: a natureza não é tão rica em aromas quanto você pensa. Perfumistas consideram que existem entre sete e dez aromas principais. Os demais são artificiais. Os perfumes que você compra, por exemplo, são criados com base em uma série de aromas criados em laboratório.
  6. Quando os óleos essenciais são abundantes nas células de certas madeiras, como o sândalo, cujas raízes e lenho proporcionam quase 61% do seu óleo, seu aroma mantém-se inalterado por muitos anos, mesmo se essas madeiras forem reduzidas a pó posteriormente. Por isso o óleo de sândalo além de servir para curar certas doenças, é um excelente fixador de perfumes.
  7. Com aproximadamente 330kg de folhas secas de patchouli, consegue-se extrair 1kg de óleo essencial que se obtém por destilação.
  8. Você sabia que Napoleão Bonaparte mandou confeccionar um frasco especial de água de colônia que pudesse inserir na bota de seu uniforme militar. Assim ele poderia se perfumar no campo de batalha.
  9. O morango utilizado na perfumaria não é o mesmo fruto carnudo, grande e vermelho das sobremesas. Em perfumaria utiliza-se o morango silvestre e, geralmente, junto com outros frutos vermelhos como groselha e framboesa, por isso a indicação “frutas vermelhas”.
  10. Na França do século XVI, o ato de tomar banho lavando todo corpo com água e sabão, era considerado um luxo, praticado uma vez por ano, por isso os perfumes, que disfarçavam os maus cheiros, tinham tanta importância.
  11. O conhecido alecrim, além de estimulante e revigorante, foi um dos ingredientes do primeiro perfume alcoólico do mundo, conhecido como água da rainha da Hungria.
  12. Você sabia que ainda hoje, na costa mediterrânea, a espiga da lavanda é considerada um amuleto para atrair prosperidade, fecundidade e riqueza. Os astrólogos dizem que a lavanda cria uma aura que irradia magnetismo, tanto nas coisas como nas pessoas com as quais entra em contato.

Pra inspirar você, segue alguns produtinhos selecionados para perfumar sua casa:

 

aroeira_essencias_oleo_perfumado_cha_branco-WEB
Óleo Aromatizador

 

Spray_de_Ambientes_Me_Leve_sem_Destino
spray de Ambiente
sabonete líquido caia na gandaia aroeira essências
Sabonete líquido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: 

http://causaad.com/?cat=17 

http://revistadonna.clicrbs.com.br/beleza/cheirinho-bom-veja-cinco-curiosidades-sobre-aromas/